Franquia de restaurante de sucesso

5 passos para ter uma franquia de restaurante de sucesso!

Empreender no ramo de alimentação é um sonho de muitos empreendedores, já que esse é um dos setores mais ativos da economia e representa parte importante do dia a dia dos brasileiros, o que desperta o desejo de investir em uma franquia de restaurante de sucesso.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito da possibilidade de abrir um restaurante bem sucedido ou mesmo não sabem quais os passos necessários para fazer parte de uma rede de franquias de alimentação e se esse é o investimento adequado para elas.

Contamos agora para você como é o mercado de alimentação no Brasil, os principais motivos para ter uma franquia de restaurante e como é possível ter uma franquia de restaurante de sucesso, passo a passo. Confira abaixo e ótima leitura!

Ebook Delivery

Como é o mercado de alimentação no Brasil?

Mesmo com os impactos financeiros trazidos pela pandemia, o setor de alimentação é um dos que mais cresceu nos últimos anos, tendo em vista sua importância de primeira necessidade e também seu apelo em momentos onde a população está mais em casa, já que o setor é fundamental.

Dentre os setores que se mantiveram crescendo, o de alimentação é considerado um dos principais, especialmente as franquias de restaurante, que oferecem aos empreendedores a oportunidade de investir em um mercado aquecido e com demanda por soluções como o delivery, cada vez mais forte no segmento de food service.

Por que ter uma franquia de restaurante?

Para quem deseja investir no setor de alimentação, uma excelente opção para empreender é buscar uma franquia de restaurante, já que essa escolha traz diversas vantagens para o investidor, especialmente para aqueles que não possuem experiência no segmento.

Ao optar por uma franquia de restaurante de sucesso, o investidor passa a contar com o suporte, a inteligência de negócios e a expertise da franqueadora, explorando um modelo de negócio validado e que tem sua estratégia traçada a partir da experiência da rede.

Além disso, ao se tornar parte de uma rede de franquias, o empreendedor também recebe treinamento e capacitação para desenvolver as atividades de seu restaurante de forma mais eficiente e rentável, reduzindo os riscos e aumentando os lucros, auxiliando os donos de restaurantes a saber o que é necessário para seu sucesso.

É possível ter uma franquia de restaurante de sucesso?

Mesmo com a economia mundial e brasileira impactadas pela pandemia, o setor de alimentação é um dos mais fortes do Brasil e, no segmento de franchising, o setor de alimentação teve o maior faturamento de todos os setores, atingindo a marca de R$ 40,8 bilhões no ano de 2020.

Além disso, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) prevê que as franquias tenham um aumento de faturamento de 8% em 2021, com crescimento de 5% em número de unidades e um aumento nas oportunidades de emprego também de 5%.

Por isso, é possível dizer que ter uma franquia de restaurante de sucesso é uma possibilidade real para empreendedores que desejam investir em um segmento em pleno crescimento no mercado e que pode crescer ainda mais nos próximos anos.

5 passos para ter uma franquia de restaurante de sucesso

Agora que explicamos como é possível ter uma franquia de restaurante de sucesso, é importante que você conheça os primeiros passos para desenvolver uma estratégia eficiente para seu negócio e garantir a lucratividade do seu restaurante. Confira abaixo quais os passos que você deve seguir!

1. Avalie as opções de mercado

Antes de decidir qual franquia de restaurante investir, é importante entender quais são as opções que o mercado oferece, os valores de investimento necessários para cada tipo de franquia e até mesmo qual formato de franquia você deseja atuar: loja física, delivery ou os dois.

Também é importante compreender quais opções se encaixam melhor na região em que você deseja atuar, como é a concorrência e como você pode se posicionar, de forma estratégica, para se destacar no mercado de alimentação.

2. Entenda qual franquia de restaurante se encaixa em seus objetivos

Depois de entender o mercado e saber quais as opções disponíveis para sua região e orçamento, é interessante entender também qual franquia de restaurante faz mais sentido para seus objetivos profissionais e de investimento.

Vale estudar o tipo de culinária que você deseja oferecer, como italiana, japonesa, chinesa ou brasileira, o posicionamento da marca dentro do mercado e também a percepção dos clientes com relação às franquias de restaurante que você está pensando em escolher.

3. Prepare os documentos necessários

Depois de escolher qual franquia de restaurante de sucesso você pretende investir, é importante se preparar para o processo de documentação exigido pela franqueadora para fechar o contrato e estabelecer seu negócio, sendo que cada rede pede documentos diferentes de acordo com suas normas internas.

4. Planeje o desenvolvimento do negócio

É muito importante que você tenha clareza dos objetivos que deseja atingir com seu negócio, para que o desenvolvimento das operações seja feito de forma inteligente e planejada, com especial cuidado aos resultados financeiros que você espera.

Uma franquia de restaurante de sucesso traz excelentes oportunidades de ganho financeiro, mas existe um período variável em que você terá que suportar as despesas iniciais até que o negócio apresente o retorno desejado, portanto o planejamento financeiro é essencial.

5. Invista em presença digital

Por fim, é importante que você estude e invista em estratégias de marketing digital para consolidar a presença de seu restaurante no mercado, já que essa é uma das mídias mais atrativas para quem está começando a empreender e uma necessidade estratégica para negócios de alimentação atualmente, especialmente nas redes sociais.

Por que devo empreender em uma franquia de restaurante de sucesso?

Como é possível concluir, o setor de alimentação é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender e ter uma franquia de restaurante de sucesso pode ser a melhor opção se você está buscando um negócio rentável, estruturado e com demanda crescente.

Além disso, com a estrutura e o apoio de uma franqueadora, estruturar o negócio de forma eficiente é mais fácil e permite que você se dedique ao dia a dia das operações de forma completa, se atendo mais aos processos do negócio.

O que você achou de saber mais sobre o mercado de alimentação no Brasil e conhecer os passos necessários para ter uma franquia de restaurante de sucesso? Se você quer saber mais, inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter!

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Sayonara Dias

Sayonara Dias

Deixe seu Comentário:

Inscrição
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Posts Relacionados