grupo trigo

Gestão estratégica de pessoas: entenda o que é e sua importância!

Se você está buscando maneiras de tornar a gestão de recursos humanos de sua empresa mais eficiente e ágil, visando potencializar os resultados e capacitar seus colaboradores, certamente já ouviu falar de gestão estratégica de pessoas.

Expressão que engloba uma nova abordagem utilizada pelas empresas para entender e avaliar os colaboradores e alinhar seus interesses e objetivos com os objetivos e necessidades da empresa tem se tornado cada vez mais popular por seus resultados.

Explicamos agora, em detalhes, o que é gestão estratégica de pessoas, quais são os principais pilares dessa nova maneira de lidar com os colaboradores, quais os benefícios de sua aplicação e também como aplicar, passo a passo, a gestão estratégica de pessoas em seu negócio. Confira os detalhes agora e tenha uma ótima leitura!

Ebook Delivery

O que é gestão estratégica de pessoas?

É possível que alguém tenha dito para você que a gestão estratégica de pessoas é só mais um jargão popular dentro da área de recursos humanos ou mesmo uma moda passageira, mas os impactos diretos no crescimento do negócio mostram o quanto essa metodologia pode ser importante.

Dentre os diversos componentes existentes em uma estratégia de negócios, aqueles que levam em consideração o maior e mais importante ativo de uma empresa, as pessoas, sem dúvidas é aquele que merece maior atenção e cuidado por parte dos gestores.

Por isso, a gestão estratégica de pessoas é um elemento-chave fundamental para o desenvolvimento de planos de ação de longo prazo, sendo a união entre as boas práticas de gestão de pessoas, como o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, com as necessidades e objetivos da empresa.

Com isso, é possível dizer que a gestão estratégica de pessoas é o conjunto de práticas, estratégias e ferramentas que permitem desenvolver seus colaboradores de maneira a atender necessidades atuais e futuras do negócio, potencializando seus resultados e reduzindo custos, como os de turnover e retreinamento.

Quais os pilares da gestão estratégica de pessoas?

Agora que você entendeu o que é gestão estratégica de pessoas, é importante que você conhece os pilares fundamentais dessa estratégia, para que seja possível compreender sua aplicação e funcionamento no dia a dia da empresa.

Explicamos abaixo, em detalhes, os componentes mais importantes da gestão estratégica de pessoas e como eles impactam seu negócio. Confira!

Engajamento e retenção

Um dos elementos mais importantes da gestão estratégica de pessoas, o pilar de engajamento e retenção visa demonstrar a importância de contratar e capacitar funcionários talentosos, mas também trabalhar de forma estratégica para mantê-los na empresa.

Por isso, a retenção de talentos está diretamente ligada ao engajamento do colaborador na cultura empresarial, de maneira a criar relações sustentáveis e baseadas nos valores e objetivos da empresa e também que eles estejam alinhados com os dos colaboradores.

Aquisição e desenvolvimento de competências

Outro pilar de grande importância para a gestão estratégica de pessoas é a valorização da aquisição e do desenvolvimento de competências por parte dos colaboradores, de forma a potencializar os resultados cada vez mais.

Esse elemento é primordial para essa estratégia, já que a qualificação profissional é um dos elementos que fortalecem o engajamento dos colaboradores, mas que também é excelente para aumentar a rentabilidade do negócio e tornar a empresa mais eficiente.

Gestão de desempenho

Para gerir pessoas de maneira estratégica, é fundamental realizar uma gestão de desempenho eficiente, clara e metrificada, ou seja, com indicadores objetivos e mensuráveis, de forma a permitir ao gestor e ao próprio colaborador compreender como está seu desempenho ao longo de suas atividades.

Com isso, é possível compreender capacidades e pontos de melhoria, trabalhar pontos fortes de cada colaborador e compreender quais pessoas se encaixam melhor em determinada função, dentre outras decisões estratégicas importantes.

Comunicação efetiva

Para uma gestão estratégica e eficiente de pessoas, é fundamental que a comunicação entre as lideranças e os colaboradores seja efetiva, clara, transparente e bilateral, ou seja, que todos sejam ouvidos e tenham suas opiniões respeitadas, de forma a fortalecer a cultura de feedbacks e a troca de conhecimentos entre os pares e entre os times da empresa.

Processo de liderança

A liderança também é um pilar de fundamental importância na gestão estratégica de pessoas, já que é papel dos líderes motivar, engajar e desenvolver seus liderados, acompanhando a execução de tarefas, a criação de processos e o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa.

Trabalho em equipe

Ponto primordial para equipes fortes e que se apoiam ao longo da execução dos processos, o trabalho em equipe também é um dos pilares mais importantes para a aplicação plena da gestão estratégica de pessoas.

Isso se deve ao fato de que a capacidade de entrega de um time motivado e que trabalha em sincronia é muito maior, o que fortalece a capacidade de entrega de resultados e permite um melhor cumprimento de metas e objetivos por parte dos times de uma mesma empresa.

Gestão de cargos e salários

Por fim, é importante destacar a importância da gestão de cargos e salários para o desenvolvimento de uma política eficiente de gestão de pessoas, já que tanto a remuneração fixa quanto a remuneração variável deve estar alinhada com os objetivos e exigências da empresa para motivar seus colaboradores.

Além disso, ao adotar estímulos, como programas de recompensas para os times, é possível fortalecer a cultura empresarial e também aumentar os índices de engajamento dos times, tornando a empresa mais sólida, eficiente e rentável.

Quais os benefícios da gestão estratégica de pessoas?

Agora que você já entendeu melhor o que é gestão estratégica de pessoas e também quais são os principais pilares dessa metodologia, é interessante conhecer alguns dos principais benefícios que a empresa pode obter por sua aplicação.

Listamos abaixo alguns dos benefícios mais comuns que sua empresa pode conquistar com a gestão estratégica de pessoas, mas existem diversos outros, de acordo com o ramo de atividade e o tipo de empresa. Confira alguns deles abaixo!

Alinhamento de expectativas entre empresa e colaboradores

Um dos maiores motivos de turnover em empresas, atualmente, é o desalinhamento de expectativas entre os colaboradores e a empresa, ou seja, as expectativas e objetivos dos colaboradores não são levados em consideração ou não estão alinhados com o desenvolvimento do negócio.

Isso faz com que o colaborador não se sinta reconhecido dentro da organização ou mesmo decida buscar outra oportunidade profissional, que esteja mais alinhada com seus propósitos e objetivos de carreira, o que poderia ser evitado através da gestão estratégica de pessoas e pelo alinhamento de expectativas e objetivos.

Aplicação plena das políticas de gestão de pessoas

Outro ponto benéfico da implementação de uma gestão de pessoas mais estratégica está na aplicação plena das políticas de recursos humanos, o que significa que são utilizados recursos para acompanhar, desenvolver e capacitar talentos e fortalecer a cultura empresarial.

Com isso, é possível fortalecer elementos importantes como o desenvolvimento constante, a cultura de feedback, o alinhamento de expectativas e a evolução profissional de cada colaborador dentro da empresa.

Desenvolvimento eficiente dos colaboradores

Como pontuamos anteriormente, o desenvolvimento dos colaboradores é um elemento fundamental para a gestão estratégica de pessoas e a melhoria da eficiência desse desenvolvimento é um dos benefícios de sua aplicação.

Por definir métodos, metas e processos, passa a ser possível acompanhar o desenvolvimento individual e coletivo dos colaboradores, compreender suas necessidades específicas e trabalhar suas competências de acordo com os objetivos profissionais de cada um.

Estruturação de meios de avaliação de desempenho

Ter meios estruturados e objetivos para as avaliações de desempenho também é um benefício importante trazido pela gestão estratégica, já que por meio de critérios objetivos e indicadores claros, passa a ser possível compreender as aptidões e capacidades de cada colaborador de maneira mais eficiente e estratégica para o negócio.

Melhor qualidade de vida e reconhecimento profissional

Por fim, podemos destacar também que, pela valorização profissional, pela capacitação continuada e pelo alinhamento de expectativas profissionais, a gestão estratégica de pessoas também oferece melhor qualidade de vida e mais reconhecimento profissional para os colaboradores.

Qual o passo a passo para aplicar a gestão estratégica de pessoas?

Agora que você já entendeu o que é a gestão estratégica de pessoas e também está ciente dos benefícios que sua aplicação pode trazer para sua empresa, é fundamental saber como aplicá-la em seu negócio e revolucionar a maneira como você faz a gestão dos colaboradores.

Explicamos agora, passo a passo, como você pode aplicar essa estratégia em sua empresa e adotar de forma efetiva e eficiente a gestão estratégica de pessoas. Confira agora!

Desenvolver a compreensão dos objetivos da empresa

O primeiro passo para aplicar a gestão estratégica de pessoas em sua empresa está em estudar e compreender, de forma completa e aprofundada, quais são os objetivos da empresa, de forma a entender com clareza a visão, missão e os valores do negócio.

Isso significa que os responsáveis pela gestão estratégica devem ser capazes de articular os planos de crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, de curto, médio e longo prazos, levando em consideração os caminhos que a empresa deseja seguir, suas metas e os indicadores fundamentais para que elas sejam cumpridas.

Avaliar os recursos atuais do RH

O próximo passo consiste em compreender a estrutura atual da empresa e avaliar os colaboradores atuais de seu negócio, de maneira a entender sua contribuição para o cumprimento das metas e objetivos do negócio como um todo.

É importante identificar quais são suas habilidades e competências técnicas e comportamentais, quais e quem são os colaboradores especialistas em áreas específicas do negócio e como eles podem se tornar multiplicadores de conhecimento dentro da empresa, avaliando também seus pontos fortes e seus pontos de melhoria.

Estimar os requisitos futuros da empresa

Depois de avaliar a situação atual dos recursos humanos de sua empresa, é importante também estimar, de acordo com os objetivos e metas do negócio, quais colaboradores e habilidades serão necessárias para a evolução da empresa e como desenvolver essas competências dentre aqueles que já fazem parte do quadro de colaboradores.

Isso também permitirá que você desenvolva avaliações de competência mais precisas, alinhe as expectativas do negócio com as expectativas profissionais de cada colaborador e desenvolva os talentos de acordo com as necessidades de crescimento de seu negócio.

Determinar as ferramentas para auxiliar na gestão estratégica

Para realizar uma gestão estratégica de pessoas de maneira eficiente, é fundamental determinar ferramentas e processos que auxiliarão no acompanhamento das tarefas, da capacitação individual e coletiva dos colaboradores e do desempenho das equipes.

Realizar avaliações e ações corretivas

É importante que você tenha como estratégia base para a gestão de pessoas a realização de avaliações periódicas de desempenho, visando compreender se os processos estão sendo executados de acordo com o planejamento estratégico, de forma a permitir que ações corretivas sejam tomadas de forma ágil caso seja necessário.

Mantenha sua equipe treinada e capacitada

Também é importante que você não se esqueça que a aplicação de uma gestão estratégica de pessoas deve ser sempre baseada na capacitação e treinamento constante dos colaboradores e das lideranças responsáveis por eles.

Como os colaboradores estão em constante desenvolvimento, é fundamental que os líderes responsáveis por facilitar os processos e conduzir os trabalhos estejam capacitados para acompanhar e suprir as necessidades de seus liderados.

Além de permitir uma gestão mais próxima, o treinamento contínuo também fará com que a força de trabalho seja cada vez mais eficiente e especializada, reduzindo custos e aumentando a rentabilidade dos processos de seu negócio.

Gestão estratégica de pessoas é para mim?

Como é possível concluir, a gestão estratégica de pessoas é uma ferramenta excelente para negócios que estão buscando se desenvolver com mais agilidade e eficiências, levando em consideração a importância da capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da empresa.

Além de permitir uma visão mais inteligente e eficiente dos recursos humanos, essa prática também permite que a empresa alinhe as expectativas entre a empresa e seus colaboradores, desenvolva seus talentos e aumente sua capacidade produtiva cada vez mais.

O que você achou de saber mais a respeito da gestão estratégica de pessoas, sua importância para o desenvolvimento de negócios lucrativos e também como aplicá-la em sua empresa? Se você gostou e quer conferir mais conteúdos como esse, assine gratuitamente nossa newsletter!

Compartilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Sayonara Dias

Sayonara Dias

Deixe seu Comentário:

Inscrição
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Posts Relacionados