Franquia LeBonTon : culinária francesa

Restaurante Francês: entenda as oportunidades e os desafios

A culinária francesa é uma das mais famosas e apreciadas pela alta gastronomia, ela serve como base para receitas no mundo todo. Cada região do país contribui com seus pratos típicos para esse reconhecimento e, por isso, entrou na lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2010, pelo comitê da Unesco. Além disso, Paris foi nomeada como capital das artes culinárias, logo, os especialistas afirmam nessa lista, que a comida gastronômica francesa está diretamente ligada a uma “prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos” por meio das apresentações dos pratos e seus costumes.

Portanto, a cozinha francesa é representada por grandes chefs através da alta qualidade, suculência, elegância e diversidade das comidas. Isso levou 6 franceses ao top 10 dos melhores chefs do mundo como, o Che Pierre Gagnaire, Paul Bocuse, Alain Ducasse, Michel Bras, Éric Frechon e Yannick Alleno.

 

LeBonTon

 

Os pratos mais populares 

  • Andouillette – Salsicha feita de chitterlings (intestinos de porco);
  • Blanquette de Veau – Vitelo cozido com cenouras e cebolas, servido com um molho de creme branco;
  • Boeuf Bourguignon – Carne bovina cozida no vinho vermelho da Borgonha, geralmente com cogumelos e cenouras;
  • Boudin Blanc – Salsicha branca tipicamente feita de carne de porco, leite, cebola e temperos;
  • Bouillabaisse – Ensopado de frutos-do-mar com sabor forte, feito de azeite e muitos tipos de peixes recém-pescados;
  • Brandade – Bacalhau em purê, temperado e misturado com leite ou batatas, depois cozido para fazer uma caçarola;
  • Cassoulet – Feijão-branco cozido com carnes, que podem ser pato confitado ou salsicha;
  • Choucroute Garnie – Repolho fermentado por várias semanas e cozido com salsicha, carne e batata;
  • Confit de canard – Pato confitado, cozinhado em uma grande panela de gordura;
  • Coq au Vin – Frango marinado e cozido no vinho;
  • Fondue Savoyard – Panela com queijo derretido, servido com pão e batatas;
  • Moules Frites – Mexilhões e batatas fritas;
  • Pot au Feu – Carne e legumes cozidos lentamente.

Desafios e oportunidades no Brasil 

Um dos maiores desafios encontrados atualmente é o alto custo das proteínas e da energia elétrica. Segundo a Consultoria LCA, os alimentos derivados de animais, em sua maioria carnes, estão batendo recorde de aumento, atingindo em média de 10% até o final de 2021. Com a crise hídrica se alastrando pelo país, o novo valor da taxa extra é de R$14,20 pelo consumo de 100 kWh, essa nova bandeira tarifária é chamada “escassez hídrica”.

Além do desafio de gerir pessoas, existem também o financeiro e o mínimo de conhecimento em marketing e comunicação, principalmente nas redes sociais. Já que, atualmente, os consumidores se encontram em meio a muitos estímulos no ambiente virtual. Precisamos atrair e fidelizar mais clientes, a todo tempo. Junto a isso, é essencial ter um foco em controles internos para uma boa operação, na utilização das ferramentas para fiscalizar a produção e lidar com as perdas e desvios do padrão. No Grupo Trigo, temos todo esse suporte para facilitar o rendimento no dia a dia dos restaurantes, contamos com times capacitados para fazer comunicação em todos os tipos de mídia, assistência na avaliação e negociação do ponto comercial, fábrica e distribuidora próprias, treinamentos para franqueados e suas equipes etc. 

 

O Grupo Trigo oferece uma grande oportunidade para os empreendedores com a franquia de culinária francesa, LeBonTon. O irmão mais novo da nossa família que chegou com muita qualidade, oferecendo comida de verdade e revolucionando o mercado de Food Service com comida de qualidade alinhando praticidade, tecnologia e preço justo. Atualmente estamos vivendo uma pressão inflacionária muito alta e o salário mínimo não aumenta com essa velocidade, por isso, queremos oferecer comida francesa de qualidade de forma justa com aquilo que entregamos, e é claro, com o coração brasileiro. Esse é o grande atributo da marca LeBonTon. 

 

Franquia LeBonTon

 

Além disso, trabalhamos muito com o fato da comida ser “de verdade”, que é entendido como a nova comida saudável. É a ideia de conhecer a fundo sobre os alimentos, de onde vem, o porque ele faz bem e com isso, entregar uma alimentação equilibrada, sem fritura e com fornos de alta qualidade para o preparo. 

 

A tecnologia conectada a operação é um ativo que nos engrandece, a tecnologia por si só no LeBonTon, não é algo apenas para modernizar o negócio, ela é um meio para melhorar a experiência dos clientes e o trabalho da equipe, os dois lados devem ser beneficiados. Logo, contamos com fornos rationais, de alta qualidade, muito utilizados em restaurantes com estrela Michelin, equipamentos não vistos em outras lojas na praça de alimentação, é uma tecnologia a favor da democratização da boa culinária. Utilizamos também, os atendimentos por totens, que nos permite promover programas de fidelidade que reconhece o cliente, para que ele possa ter os benefícios já disponíveis no totem ou site próprio da marca, além disso, permite  que mais clientes sejam atendidos em menos tempo e não percam tempo na fila.   

Como vimos, há muitos benefícios em investir em um restaurante de culinária francesa! Quer saber mais sobre o LeBonTon? Clique aqui e tenha acesso a informações exclusivas. Se inscreva em nossa newsletter para conhecer nossas marcas e receber mais conteúdos a respeito do universo empreendedor!

 

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Helena Correia

Helena Correia

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