Sabemos que na era digital é cada vez mais comum a utilização de palavras-chave no lugar de frases para fazer referência a algo. Um bom exemplo é o brainstorming, você conhece essa palavra? Na tradução do inglês, chuva de ideias. Ela é uma técnica utilizada quando duas ou mais pessoas se reúnem com objetivo de pensar em soluções criativas para algo, seja para solucionar um problema, na criação de um novo produto ou até mesmo em formas de atração de mais clientes.
Para que você possa ficar por dentro, criamos esse artigo com algumas palavras-chave indispensáveis no seu dia a dia na franquia.
Glossário:
ABF
A Associação Brasileira de Franchising, ABF, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como missão defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do sistema de franquia de negócios, reunindo todas as partes envolvidas no processo.
B2B
São as transações realizadas entre empresas. Quando sua franquia compra matéria-prima ou serviço de outra empresa, seja com fornecedores, distribuidores ou revendedores, ela está realizando uma transação B2B.
B2C
São as transações realizadas entre empresa e consumidor. Quando uma loja vende diretamente ao cliente, ela está realizando uma venda B2C.
BACKGROUND DE LOJA
Quando estamos nos referindo a algo que não está exposto, pensando numa franquia de alimentos, o background da loja é a parte onde ficam as louças para lavar, o estoque e até mesmo a área administrativa.
BENCHMARKING OU BENCH
Processo de buscar conhecimento em outros locais ou com outras pessoas para ter referências na tomada de suas decisões. Este processo pode ocorrer dentro da empresa, em uma conversa ou com análise de concorrência.
BUDGET
Orçamento periódico feito pela empresa considerando despesas, receitas e custos do empreendimento, para que possa definir um planejamento estratégico com objetivos de vendas e custos de produção para realizar previsões financeiras durante um período de tempo.
CAPITAL DE GIRO
Valor disponível no caixa para manutenção do negócio no cumprimento de obrigações empresariais, ou seja, os recursos financeiros da empresa para arcar com seus custos operacionais.
CAPITAL INICIAL
Todo recurso investido para abertura do negócio e para mantê-lo até gerar lucro. Quando você investe aquele dinheiro na franquia para “tirar ela do papel”, desde a escolha do segmento, da localização (ponto), gastos com documentações legais, aluguel, matéria-prima até o salário do funcionário, são valores considerados no cálculo do capital inicial.
CMV
O Custo da Mercadoria Vendida é a soma de todas as despesas para produção e armazenamento da mercadoria até que ela seja vendida.
COF – CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA
Documento que o franqueado recebe com as condições gerais do negócio, especificando os aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes.
CONTRATO DE FRANQUIA
Acordo em que a franqueadora concede permissão para a franqueada produzir e comercializar de forma direta, produtos de suas marcas no mercado.
DELIVERY
Atendimento direto ao cliente, por meio do serviço de entrega, e consiste em oferecer os produtos da empresa franqueada diretamente ao consumidor, seja por meio de venda direta ou por aplicativos de delivery.
DRE – DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO
Relatório contábil feito por um profissional de contabilidade que verifica se a empresa no período está tendo lucro ou prejuízo. De acordo com a legislação, todas as empresas precisam deste apresentar esse documento anualmente, exceto os MEI (Microempreendedores individuais).
ESTOQUE INICIAL OU ENXOVAL
Quantidade mínima de produtos necessária no estoque para que a franquia possa iniciar a operação.
ESTUDO ECONÔMICO DE VIABILIDADE FINANCEIRA
Documento enviado ao interessado na franquia para análise da viabilidade do negócio com simulações financeiras comparando possíveis retornos com investimentos realizados.
FEEDBACK
Conversa realizada com uma pessoa mostrando a avaliação dos resultados de uma ou mais atividades em um período de tempo, por exemplo quando você vai conversar com um funcionário sobre as atividades dele e você destaca os pontos fortes na realização e o que ele precisa desenvolver para atingir um resultado melhor, você está dando um feedback.
FLUXO DE CAIXA
Ferramenta de controle de movimentação financeira durante um período da empresa, analisando as entradas e saídas de recursos financeiros.
FRANQUEADO
Pessoa física ou jurídica que detém a franquia por concessão do franqueador, mediante ao pagamento de um valor para ter direito a uso da marca e seus produtos.
FRANQUIA OU FRANCHISING
Modelo de negócio que comercializa o direito de uso da marca, infraestrutura, know-how e de distribuição.
FRANQUEADORA
Pessoa jurídica com direito de marca e concede aos franqueados o direito de uso desta marca e do conhecimento adquirido.
FRONT DE LOJA
Diferente do background, o front é a parte na qual todas as pessoas podem ver na loja. Pensando em um restaurante na praça de alimentação, o front é todo mundo que está no balcão atendendo aos clientes e também a parte estrutural como cardápio, bebidas e totens.
KNOW-HOW
Conhecimento de métodos, normas ou procedimentos adquiridos por alguém, seja por experiência vivida no mercado ou por benchmarking.
LANDING PAGE
Página específica que coleta dados de usuários interessados em adquirir algo, seja um conteúdo ou para se inscrever para acompanhar a newsletter.
LICENCIAMENTO
Autorização da franqueadora ao franqueado para uso da marca para venda de produtos. A gestão do que irá utilizar como marketing fica a critério do franqueado, mas o ideal é que toda a imagem da marca tenha as mesmas promoções e posicionamentos.
MANUAL DE OPERAÇÕES
Manual com informações confidenciais do franqueador sobre sistema, operação e procedimentos do negócio ao franqueado.
MARCA
Todo visual que identifica e distingue os produtos e serviços de outros, aquele que o cliente olha e mesmo sem estar escrito, ele sabe do que se trata aquela logo.
NETWORKING
Assim como o benchmarking, é um processo de busca de conhecimento, mas com pessoas que você já teve algum contato, para que possam trocar informações relevantes para os dois.
NEWSLETTER
Publicação periódica de conteúdos para assinantes interessados em ter acesso às informações que a empresa oferece (novos produtos, eventos e conteúdos no blog são alguns exemplos do que pode ter em uma newsletter).
REPASSE
Quando um franqueado não tem mais interesse naquela marca ou naquele ponto e coloca os seus direitos de marca a venda para um novo interessado.
RETORNO DE INVESTIMENTO
Análise de quanto a empresa ganhou com investimento. Utiliza como base a receita total e os custos para poder chegar ao índice.
ROYALTIES
Valores mensais cobrados pelo franqueador pela utilização de marca e dos conhecimentos ao franqueado.
TAXA DE FRANQUIA
Diferente dos royalties, é um valor único cobrado para que o franqueado possa ter a concessão da marca no momento de assinatura do contrato.
TURNOVER
Fluxo de pessoas que entram e saem de uma franquia. O cálculo é feito com base nos desligamentos e admissões de novos funcionários.
Agora você está por dentro dos termos indispensáveis no dia a dia de uma franquia. Para receber mais materiais sobre franquias, inscreva-se gratuitamente em nossa newsletter!